para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui


Segunda-feira, 25 de Agosto de 2008

Ilhas revigoradoras

 

São as escapadelas sazonais, para os habituais refúgios retemperadores. O Farol, escaldante e calmante, a Culatra pitoresca e piscatória, e a Armona aprazível e acessível. São a tríade em algumas zonas (felizmente) ainda em estado puro, de solidão e de companhia. Barcos a abarrotar de gente e de expectativa, num vai vem constante. Ano após ano é o encontro ou o reencontro, com os que partilham o gosto pelos aromas, e a música do mar. Preocupações e problemas afastam-se em ondas e correntes, regressando mais tarde, progressivamente, com as rotinas do nosso descontentamento. Felizes, causticados e tostados pelo sol, temperados com areia e sal, na ilusão do tempo parado, onde se dorme até tarde, e de tarde. A sensação de liberdade liberta na escravatura da ditadura do relógio. Para o ano estão de volta, com renovadas preocupações; mais rugas, barriguitas mais proeminentes…e menos cabelo.

 

A Arlapa


publicado por aarlapa às 22:46
link | comentar | ver comentários (3) | favorito
Quarta-feira, 6 de Agosto de 2008

O convite

Figos pardinhos oriundos de Pechão

 

Sem formalidades nem palavras de circunstâncias, foi assim de uma forma muito Olhanense, que o Confrade do bate-estacas convidou-me para ocasionalmente partilhar este esmerado espaço. Anacrónica, embaraçada, e cheia de dúvidas metafísicas, é como me sinto. Vacilei, mas cá estou.

Como convidada, hesitei em trazer a pequena monografia de Francisco Guerreiro, ou um galhardete do C. O. Pechão, mas sem razão especial acabei por trazer algo mais pessoal: um cesto de figos da minha figueira predilecta, que preguiçosamente debruça-se sobre a janela da cozinha, como que a dizer-me, que apesar de arcaica e sem miminhos, continua útil e fértil. Uma velha gaiteira, é o que ela é.

Assim, o anfitrião e seus visitantes podem deliciar-se com uns pardinhos, nascidos, recenseados, e residentes em Pechão. Sem certificado de conformidade, mas com garantia de qualidade. Não exagerem.

 

A Arlapa

 

publicado por aarlapa às 14:47
link | comentar | ver comentários (9) | favorito

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags

.pesquisar