para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

Quarta-feira, 13 de Outubro de 2010

Parque Urbano de Olhão (UOP8)

betonização avança sem aprovação do Plano de Pormenor

Conforme já se vislumbrava em Agosto de 2009, Francisco Leal na campanha para as autárquicas que se aproximavam, onde renovou o mandato para Presidente da Câmara de Olhão, apresentou como promessa eleitoral a aprovação do Plano de Pormenor para a UOP8, o Parque Urbano da Cidade de Olhão.

Prometia ele, para uma área de 44 hectares já inseridos na malha urbana a sua requalificação, com a criação de uma zona verde com espaços de lazer e ocupação para a população do concelho e visitantes de que Olhão estava necessitado, reconhecia ele.

Previa para o Parque a instalação de vários  equipamentos: circuito de manutenção, anfiteatro ao ar livre, viveiros municipais, escola de jardinagem, quinta pedagógica, espaço aventuras, espaço para desportos radicais, instalações de apoio e alojamento para jovens, outros equipamentos que sejam compatíveis com os princípios,orientadores e que reforcem a atractividade da cidade de Olhão.

Para as construções já existentes implantadas de forma desordenada, o Estudo Prévio deveria apresentar a sua integração nas características do Parque e para a zona circundante, a orla circundante, as novas edificações deveriam subordinar-se á finalidade do Parque:

- Requalificando toda a Área Urbana e Urbanizável envolvente ao Parque atendendo aos índices estabelecidos no PDM;

- Criar uma estrutura viária que articule os tecidos urbanos confinantes;

- Criar estacionamentos de apoio aos utentes do parque;

- Valorizar o espaço público dando-lhe um carácter fortemente

urbano;

- Prever a construção de edifícios de habitação na orla do parque,

prevendo as redes de infra-estruturas e de saneamento;

- Requalificar as construções existentes;

- Articular a E.N. 125 com o Parque Urbano 

Hoje a pouco mais de um ano das promessas eleitorais, sem conhecido a finalização do Estudo Prévio e muito menos da discussão pública e aprovação do Plano de Pormenor, o que assistimos é a ocupação da área destinada para o Parque com o avanço frenético de edificações e urbanizações, imunes à crise, com a destruição do que resta do já degradado património ambiental.

 

É o abate de dezenas de pinheiros mansos  (Pinus pinea), alguns centenários, na zona de maior número de exemplares do concelho, e a ocupação de hectares de terrenos em pousio e agrícolas para betonização, desarticulados com a promessa para a zona, que afinal foi de eleitoralismo puro.

É a cedência aos interesses imobiliários que tão boa representação parece terem dentro da Câmara, em desfavor da qualidade de vida da população do concelho.

É necessário um travão a este despudor.

publicado por Raul Coelho às 14:44
link | comentar | favorito
7 comentários:
De Donax-Trunculus a 13 de Outubro de 2010 às 18:15

Tambêm dizia em campanha eleitoral,que Olhão seria equipado com um SKATE-PARK,até indicou o terreno para o efeito,refiro-me ao candidato na altura EngºF.Leal obviamente.O que aconteceu um ano e meio depois da sua eleição,não há Skate-Park nenhum,e no terreno que ele indicou para a construção do referido,nasceu uma estrumeira.


De Anónimo a 14 de Outubro de 2010 às 13:30
Efectivamente o homem costuma  mentir, mentir, mentir, e continuar a mentir com tal convicção que as pessoas não conseguem acreditar que afinal ele é só mentiroso...!
E as pessoas são enganadas sempre de uma forma convicta e elegante, uma vez, duas, três  e só há quarta ou quinta vez começam a desconfiar que afinal ele é mesmo mentiroso.
E depois algumas pessoas acreditam que mesmo mentiroso ele afinal é igual aos outros ou pelo menos que é "normal" mentir na política, e vão-no desculpabilizando. E o homem, ou seja, Francisco Leal, acaba mesmo por se convencer que as pessoas são estúpidas e ele merece conservar o seu Poder frente a gente tão estúpida que não se cansa de ser enganada! E afinal, se calhar tem razão nisto...


De Anónimo a 14 de Outubro de 2010 às 16:11

pois estes joguinhos da Camara de olhão não são novidade para os moradores da urb.Chasfa que se debatem há anos pelo sossego nesta urbanização mais especificamente na Praceta Coutinho Pais o que é de todo impossível devido ao horário praticado pou um "café", que depois de muitas queixas na camara foi novamente aprovado para funcionar das 06:00 até as 02.00 ora isto é inadmissivel e vai contra a lei do ruido recentemente aprovada para zonas residenciais...
mas o sr.presidente e outros que lhes faz falta os prémios por fora é que aprovam estas lacunas á LEI...


De chasfa a 21 de Outubro de 2010 às 22:15
Nada melhor que pôr o problema na cara dos responsaveis por essa situação,que acaba de relatar,vão ás sessões de camara e diga-lhe na cara,não tenham medo.


De Anónimo a 5 de Dezembro de 2010 às 20:50
Pronto aqui está o que os moradores dessa urb.chasfa temem e com muita razão é só lerem o "Correio da manhã" de 05 de dezembro 2010 e agora os que dizem que isto é "normalíssimo" comentem lá..........


De Anónimo a 23 de Outubro de 2010 às 10:24
Bom dia, já agora podem informar os mais desatentos a estas coisas, onde e quando o "POVO" pode assistir e intervir nessas Sessões de Câmara? desde já agradeço a resposta cumprimentos


De chasfa a 30 de Outubro de 2010 às 15:34
De 3 em 3 meses há Assembleia Municipal
De 15 em 15 dias há sessão de Camara em que o publico poderá colocar as suas questões e confrontar o poder com as suas razões.


Comentar artigo

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags

.pesquisar