para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

Segunda-feira, 26 de Maio de 2008

as Torres Atalaias de Olhão

Olhão, 26 de Maio de 2008

A APOS organizou ontem, dia 25, uma visita passeio às torres atalaia em Olhão, nomeadamente à Torre da Quinta de Marim , Torre de Quatrim e Torre de Bias.  Foram ainda visitadas, a Torre de Alfanxias (em Bias), ou melhor, o local onde esteve, e a Torre d’Aires já no concelho de Tavira.
Estas são as edificações mais antigas do concelho, tudo indica que a mais velha, a da Quinta de Marim, teve o início da sua construção ao tempo do Rei D. Diniz. É também a que está em melhores condições, porventura por ter sido sempre habitada e/ou utilizada para fins agrícolas, mesmo com os acrescentos, anexos, que não alteraram o que terá sido a estrutura inicial.
São um património histórico, exemplos da arquitectura militar medieval, legado pelos nossos avoengos e que tem sido esquecido, na sua conservação, divulgação, estudo e aproveitamento turístico-lúdico-cultural.
No concelho, mais antigo, de forma consolidada só alguns troços de estradas romanas, também eles abandonados e em degradação.
Aqui ao lado, em Tavira, os responsáveis restauraram a Torre d’Aires e criaram um espaço de lazer agradável.
Uma visão oposta da Câmara de Olhão que não intervém na recuperação do património deixando simplesmente o curso do tempo dissipar o testemunho dos que aqui antes labutaram, criaram e construíram. Câmara que pela inércia é um apagador da memória histórica colectiva.
É exemplo a Torre de Alfanxias e uma outra na freguesia de Pechão que a ignorância e insensibilidade simplesmente, num trabalho de arroteio, fez desaparecer.
A própria Torre de Marim (imagem2) não está salvaguardada, o Plano de Pormenor da UOP2 , entre umas generalidades vácuas,  não inclui inequivocamente esta Torre.
Vá lá, que ainda existe quem como a APOS, sem meios que não seja a vontade de preservar a história, vai deixando os caminhos de acesso às torres com algum uso, para não caírem no esquecimento.

 

por temas:
publicado por Raul Coelho às 20:23
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 1 de Junho de 2008 às 16:37
quem não sabe que os autarcas da CMO desta vereação e das anteriores,não se preocupam com o património histórico de Olhaõ?
querem fazer a mensagem que Olhãosó se tornou celebre e conhecida ,depois de terem corrido com os franceses e de numa viagem histórica terem atravesado o atlântico,para avisar o rei, que os invasores tinham sido derrotados.Olhão é muito mais antigo que isso já no ano da invasão inglesa a Faro por sir francis drake (,esse aproveitando o ódio que os olhanenses tinham aos de faro por não os deixarem sair do jugo deles)esse corsário inglês contou com a colaboração de pescadores olhanenses para lhes indicarem a passagem quase secreta da barra de farrobilhas para surpreenderem os farenses e lhes invadirem a cidade. tais factos são conhecidos pelos ingleses e consta na sua história maritima.
Mas em termos de história há mais histórias zona de Marim foi uma das zonas mais importantes na ocupação romana ,quem investiga esse local e publica artigos são inglese e alemães .nos com a destruição que vão fazer na quinta de Marim iremos sempre acreditar que só somos conhecidos por causa das invasões napoleónicas. Tristes investigadores históricos que se deixam comprar pelo poder.


Comentar artigo

google-site-verification: google607e9867b28dd3d1.html


Raul Coelho

o meu canal de vídeo

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags





Fórum olhão ponto org

 

 

 

 

.pesquisar