para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008

a nova editora da Câmara de Olhão

Olhão, 27 de Fevereiro de 2008

A Comissão Executiva das Comemorações “Olhão da Restauração - 200 anos” é presidida pelo Presidente da Câmara, Eng. Francisco Leal, e com praticamente 2 meses do ano decorridos não fez nada para além da apresentação de umas vulgaridades gerais.

Mas quem já recebeu paga pela sua participação na Comissão foram três dos seus membros, António Rosa Mendes, António Cabrita e Rogério Silva com o patrocínio da Câmara no lançamento de livros que cada um é autor.

Gente Singular” assim não tem que temer pelo futuro como editora da Câmara de Olhão e sempre ajuda a preencher programa.

 

publicado por Raul Coelho às 16:34
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De António Paula Brito a 28 de Fevereiro de 2008 às 22:48
Em primeiro lugar esta comissão executiva deveria ter sido criada não à entrada do ano das comemorações mas muito tempo antes! A criação desta comissão praticamente no próprio ano de 2008 diz bem da forma "em cima do joelho" como a CMO começou a gerir estas comemorações... Chamo a atenção que na Assembleia Municipal a CDU em Janeiro de do ano passado, ou seja, um ano antes desta comissão ser formada, propôs a sua formação. Na altura a proposta não foi aceite pelo PS porque, alegadamente, esta comissão já estaria a ser formada pelo executivo... Um ano depois, de facto, a dita comissão apareceu finalmente! (chamo a atenção que não sou da CDU, mas a verdade é esta mesmo).
Por outro lado, é também triste que a total ausência de eventos nestas comemorações da CMO , faça com que a autarquia instrumentalize em seu favor a editora Gente Singular. Fingir que a edição de um livro de poemas de amor faz parte das comemorações olhanenses é simultaneamente triste e cómico...
Outra coisa engraçada é fingir que a inauguração da Biblioteca Municipal, sistematicamente adiada, faz parte das comemorações! A verdade é que a Biblioteca Municipal já deveria ter sido inaugurada há 2 anos (senão mais...) e o facto de calhar este ano (será?) só tem a ver com erros e incompetência e nunca com a vontade de comemorar o ano de 2008!


De Raul Coelho a 29 de Fevereiro de 2008 às 05:45
No post refiro António Cabrita, queria dizer Fernando Cabrita.
Ao António peço desculpas que não é para esta Comissão chamado.


De António Rosa Mendes a 29 de Fevereiro de 2008 às 18:50
Gostaria de esclarecer o seguinte:
Primeiro, a editora Gente Singular nunca solicitou qualquer tipo de apoio à Câmara Municipal de Olhão, nem sequer a inclusão dos lançamentos dos livros de Fernando Cabrita e de Rogério Silva na programação das Comemorações. A iniciativa foi, para o efeito, da própria Câmara.
Segundo, o livro de que sou autor - "Política e Cultura no Algarve Setecentista" - não teve patrocínio nem da Câmara de Olhão nem de qualquer outra entidade, tendo sido inteiramente custeado pela editora e apresentado em sessão própria, organizada pela mesma editora, em Faro, no Club Farense e no passado dia 9 de Novembro.
Finalmente, cumpre lembrar que a editora Gente Singular não tem objectivos comerciais nem políticos, sendo sua exclusiva finalidade preencher um escandaloso vazio na vida sócio-cultural algarvia - precisamente, a ausência de editoras.
Com os melhores cumprimentos,
António Rosa Mendes


De Fernando Cabrita a 1 de Março de 2008 às 17:53
OLá. Faço minhas as palavras do meu colega e amigo Rosa Mendes, no comentário que aqui já deixou. Como disse o próprio batestacas, em Janeiro, o meu livro foi o resultado de um labor poético de há muito e não escrito nem pensado para as comemorações de 2008. Mas não me parece despropositado que se integrem nas Comemorações os eventos relevantes que ocorram em Olhão durante este ano. Pena é que até agora -- já lá vão 2 meses! -- só tenha sido a Gente Singular a promover eventos relevantes por cá (mas reparem que também os promoiveu em Lisboa, Faro, Tavira e Lagos...). Não haverá mais ninguém que tenha alguma coisa a fazer, promover ou apresentar?
Num ponto há que dar razão ao bate estacas: a Comissão das comemorações, até agora, não passou da apresentação de generalidades; e o cidadão interessado pouco ou nada consegue saber doq ue se passa ou se vai passar ou do labor da Comissão.
Fernando Cabrita


De António Paula Brito a 1 de Março de 2008 às 22:04
As respostas de António Rosa Mendes e Fernando Cabrita são esclarecedoras e a mim não me surpreendem. No fundo, os eventos da editora foram apenas politicamente aproveitados por quem pouco tem para oferecer...
Quanto a haver ou não outras eventos em Olhão, a verdade é que houve já quem tivesse trabalhado em muita coisa, como a viagem do caíque ao Brasil e outros eventos que não terão sucesso devido à inércia da CMO. De qualquer forma a APOS colocou no seu site um espaço relativo às comemorações que penso que merece a pena consultar http://www.olhao.web.pt/Comemoracao200anos.htm


Comentar artigo

google-site-verification: google607e9867b28dd3d1.html


Raul Coelho

o meu canal de vídeo

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags





Fórum olhão ponto org

 

 

 

 

.pesquisar