para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

Sábado, 6 de Março de 2010

Olhão sem Plano de Protecção Civil

Olhão, 6 de Março de 2010

 

Um sismo de magnitude 3.9 graus na escala de Richter foi registado na tarde de ontem a sul do Algarve , do Correio da Manhã de hoje, dia 6.
Quedas de chuva torrencial, ciclones, sismos, etc. são fenómenos tão naturais como a existência do Homem no planeta Terra.
Catástrofe há quando os homens e os seus bens são atingidos.
Em poucas semanas, duas catástrofes, primeiro no Haiti depois no Chile pelo número de vítimas e outra mais próximo, na Madeira, nos mostraram as nossas fragilidades, a do homem, perante a natureza da Natureza.
Fragilidades agravadas por culpa do dos homens, com consequências em número de vítimas mortais, como no caso da Madeira com responsáveis que foram atempadamente alertados. O que aconteceu no passado dia 20 foi apresentado em antevisão num programa televisivo, onde técnicos do ambiente e do ordenamento apresentaram as preocupações que vinham manifestando há muito.    

Estes fenómenos quando acontecem, com seus efeitos de destruição, em vitimas humanas, mortais e situação física, dos bens, e da organização económico-social, são a catástrofe que pode ser multiplicada por a própria sociedade político-administrativa não estar preparada para responder a estas situações.

Os Planos Municipais de Emergência de Protecção Cível, são o instrumento legislativo que organizam e criam os meios e procedimentos para resposta a estas situações a nível de concelho e em Olhão, a Câmara não o tem.
Já passam meses que o presidente da Câmara o deveria ter apresentado para aprovação, já foi questionado , como é hábito não respondeu e continua a não haver Plano, numa assunção despudoradamente criminosa e irresponsável da dimensão que qualquer situação de gravidade pode trazer e a que a restante vereação não fica de lado.
Olhão e os seus habitantes não estão protegidos com estes autarcas e a natureza anda por aí á solta, como é visível aqui na Fuzeta.
por temas:
publicado por Raul Coelho às 10:00
link do post | comentar | favorito
google-site-verification: google607e9867b28dd3d1.html


Raul Coelho

o meu canal de vídeo

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags





Fórum olhão ponto org

 

 

 

 

.pesquisar