para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

Domingo, 9 de Agosto de 2009

Oposição parte derrotada para a Câmara

Olhão, 9 de Agosto de 2009

      A quase mês e meio para as eleições autárquicas, Francisco Leal pode dar-se por satisfeito, tem uma oposição anémica, ronceira e desmotivada e sem candidato para o substituir.

     Ainda nenhum dos três partidos da oposição que anunciaram concorrer à Câmara e já tem cabeça de lista escolhido, PSD  o Eduardo Abúndio, BE com João Pereira e José Castanheira pela CDU, apresentaram até agora programa oficial, justificando-se com o perigo de serem plagiados, porque ainda está em elaboração, porque é prematuro, enfim desculpam-se como lhes convém para explicar o que não possuem.
     Eduardo Abúndio, de conhecimento público só é conhecida a entrevista ao Brisas do Sul (24/07) onde textualmente diz que “ por ora, …  tenho muitos projectos, mas serão conhecidos na altura própria, não agora. Em política, nem sempre a antecipação é boa conselheira” e ficou-se por mais umas generalidades vulgares, pois em luta política que é o que se trata em eleições é exactamente a antecipação aos outros concorrentes que pode marcar posições e trazê-los a reboque com as suas respostas alternativas, marcando o ritmo da campanha.
Abúndio está num papel difícil, tem a estrutura do partido afiançada por F. Leal, defende mudanças de atitudes e comportamentos, terá quem o persiga no PSD ?
     O Bloco de Esquerda, inexperiente de novo que é em Olhão ainda não sabe o que há-de fazer com as eleições e ainda goza da hostilidade geral dos partidos e políticos caseiros que o vê como forasteiro que chega e leva num abrir e fechar de olhos a desejada, isto é os votos dos eleitores.
Teve um resultado, local, nas Europeias que não encontra como explicar, a não ser que para se ter uma votação, que para as autárquicas até daria para eleger dois vereadores, não é preciso fazer coisa alguma, o trabalho já foi feito pelo Louçã e os outros.
João Pereira é um desconhecido na política local, o anúncio da sua candidatura ao lugar de presidente da Câmara quase não saiu das Galerias Avenida.
Programa para o concelho, estão a preparar-se para o elaborar.
     Ainda hoje no site da organização local lê-se “A CDU - Olhão irá disponibilizar em tempo oportuno o programa já elaborado.”.
Acham que ainda não é oportuno os eleitores tomarem conhecimento para os adversários não copiarem.
O candidato J. Castanheira no seu blog já foi avançando com algumas pistas, apresenta-as como as “20 Medidas para os primeiros 100 dias” “para uma Câmara da CDU”. Como a CDU, podendo eventualmente eleger um vereador, não vai chegar para a Câmara ser da CDU, não se fica a saber o que vai fazer nos 100 dias nem no resto dos quatro anos do mandato.
Supondo que é o que vai defender na vereação, independentemente do resultado, não é visível onde o F. Leal possa estar em desacordo com a generalidade das propostas.
     A situação, o PS,  está instalada há 30 anos, criou raízes e tentáculos que tem beneficiado chorudamente em proveitos materiais em torno do ordenamento, com a especulação e construção imobiliária, mas também uma  imensidão de dependências de munícipes dependentes da boa vontade camarária que F. Leal tem cultivado e sabido utilizar a seu favor para criar uma clientela votante, é a cunha para arranjar um emprego, o envelope para instalar uma actividade, um favor para despachar um papel burocrático.
F. Leal tem estado, ao longo do mandato, em permanente campanha eleitoral, promessas atrás de promessas para fazer isto e depois aquilo mais aqueloutro, para fazer simplesmente o que do erário municipal saiu em duas três vezes com muitos beneficiados pelos entremeios.
O homem é imparável e dos que aparecem à frente não se mostra ainda nenhum capaz de o fazer estatelar-se.
    Só mesmo um factor exterior o poderá, previsível mas improvável, afastar, mas surgiria um problema maior, quem o substituiria?

 

por temas:
publicado por Raul Coelho às 17:26
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De floripes a 12 de Agosto de 2009 às 16:02
com a perda de mandato,pedida pelo rc e pelo at,e se o ps ganhar ,como é provável pois a oposição, pouco ou nada fez,para que tal, então se a perda de mandato dessa vereação vier a acontecer,.o novo presidente da CMO será o C.Martins.


De António Paula Brito a 24 de Agosto de 2009 às 13:44
Efectivamente quem tem consciência da necessidade de criar uma alternativa aos interesses instalados do PS/Olhão só pode querer ter uma oposição hiperactiva!
O PSD seria à partida quem poderia protagonizar essa alternativa, mas em Olhão são já muitos os que percebem que este partido está dominado por um pequeno grupo de militantes que,  mais do que quererem ganhar a Câmara, querem simplesmente o melhor resultado eleitoral possível para depois das eleições negociarem com o PS as trocas de favores, que têm sido norma nos últimos anos. Assim, o PSD/Olhão não tem qualquer agressividade porque não quer ganhar a Câmara e só vai servindo os interesses de alguns poucos. A situação é de tal forma caricata que há quem diga que com alguns candidatos do PSD, o Eng. Leal tem menos oposição que com os seus próprios candidatos do PS...
A outra alternativa possível é a CDU, da qual sou o mandatário.
A CDU, nomeadamente José Castanheira, tem sida uma oposição muito viva na Assembleia Municipal de Olhão, no entanto, o povo quase não sabe o que é a Assembleia Municipal de Olhão, quanto mais saber o que a CDU lá tem feito...
A CDU, nomeadamente José Castanheira, tem sido a oposição mais viva a nível da sociedade civil durantes estes últimos 4 anos, nomeadamente pelas acções de rua, pelas actividades em associações cívicas e culturais mas, o povo tem mais facilidade de acesso ao que se passa a nível nacional através da TV, do que o que se passa ao seu lado, o que dificulta a passagem da mensagem...
Por outro lado as pessoas continuam a ter uma visão tribal da política: se pertencem à "tribo" do PS sentem ser uma deslealdade votarem numa CDU...
Na minha prespectiva é isto que bloqueia a sociedade olhanense e que tem de ser quebrado.
Eu não sou da CDU nem quero que a CDU ganhe a nível nacional mas isso não significa que não consiga perceber que em Olhão é onde estão as pessoas mais sérias e mais independentes dos interesses instalados.
Se isto é assim, o facto de ser PS ou PSD não me obriga a votar em gente que não presta a nível local.
Nas autárquicas e, por Olhão, gente séria tem de apoiar gente séria!
E sinceramente, um grande aumento de votação da CDU, iria também beneficiar a longo prazo o PS, porque obrigaria o PS a moralizar-se! O actual PS Olhão é uma vergonha para todos os que pugnam pelos ideias do socialismo e da democracia! 
António Paula Brito
(mandatário da CDU/Olhão)


 


De a.terra a 31 de Agosto de 2009 às 23:42
É curiosa esta analise de APB sobre o trabalho da CDU; não sei se vivemos na mesma cidade, mas daquilo que conheço os blogs fizeram mais oposição num ano do que a CDU em 30 e não é por acaso o odio visceral de Leal contra eles. As exibições de J.C. na AM não têm conseguido captar novos adeptos e os resultados estão à vista; nas ruas o impacto tem sido diminuto. Quer-me parecer que estão a fazer confusão com os objectivos; então um lugarinho como vereador sem pelouro já não era mau e querem logo ser presidentes? Não será pretensiosismo a mais?


De António Paula Brito a 11 de Setembro de 2009 às 16:01
Caro a. terra, em primeiro lugar, não sei onde você vai buscar tanta certeza em afirmações como "os blogs fizeram mais oposição num ano do que a CDU em 30".
Não será esta afirmação eivada daquilo de que nos acusa - pretensiosismo?
É que para ter tanta certeza de uma coisa destas só se tem comunicação directa com Deus omnisciente... Como acredito que não deve ter esta comunicação priveligiada com Deus, o melhor é esperar pelas eleições para saber os resultados.
Infelizmente, por muita oposição que os blogues tenham feito, também é óbvio que não chega fazer oposição na net. É necessário também construir uma alternativa para as eleições. Nós construímos a nossa alternativa e não nos chega ficar sentado no sofá a mandar emails e posts sem dar uma alternativa autárquica aos olhanenses...

Por outro lado, não deixa de ter graça que o autor do post (rc) acuse a oposição, nomeadamente a CDU de partir derrotada, e você acusa a CDU de ser pretensiosa por ter a ambição de querer mais do que um vereador!
Nós, assim, somos presos por ter cão e por não ter!
Mas devo-lhe dizer com clareza que eu, ao contrário do a. terra, quero que a CDU em Olhão ganhe as eleições, ou seja, que o José Castanheira substitua o Francisco Leal na Câmara, mas também, ainda mais importante, mais que apenas ganhar eleições, quero continuar a ter um comportamento cívico, o que significa que ao contrário da maioria dos candidatos de outras forças políticas, mesmo que tenha 0% de votos cá continuarei a ter intervenção cívica.
Neste período pré-eleitoral existe um montão de candidatos, particularmente a maioria do Bloco de Esquerda (mas também do PSD e PS), que nunca os vi a intervirem civicamente em Olhão e só agora, com a aproximação do cheirinho a Poder que as eleições trazem, aparecem para ouvir os olhanenses e nos darem soluções!
A maioria deles, depois das eleições, voltam a desparecer para tratar da suas vidas privadas, mas nós cá continuaremos!


De a.terra a 11 de Setembro de 2009 às 21:16
Respondendo a APB:

É notorio que não acredito em deuses seja o seu ou do mais importante comunista.
Quando escrevi e mantenho que a blogsesfera olhanense fez mais oposição em tanto pouco tempo foi por ter consciencia de que os partidos da oposição autarquica nunca se haviam pronunciado sobre as graves suspeitas de corrupção no sector do ordenamento e imobiliario; foi por constatar que na maioria dos casos não estudavam as materias e por isso estavam impedidos de se pronunciar em concreto sobre situações concretas; foi por constatar não haver transparencia nas contas da autarqui e nas empresas municipais apesar de nalgumas ter representação da CDU; foi por constatar o silencio sobre a troca de favores; enfim foi por constatar que todos os partidos ao longo dos ultimos trinta anos silenciaram o que se passava na autarquia. Mas se você  tem conhecimento de alguma denuncia deste tipo então diga-me onde, quando e como o fizeram.
É verdade que a net é um meio muito limitado, mas não é menos verdade que foi por aí que se quebrou o cerco e o muro de silencio. De qualquer forma ainda se conseguiu fazer alguma propaganda mesmo não tendo os meios e a maquina desse partido que agoniza.
Devo lembrar-lhe que tambem já tiveram um eleito na Camara e poseria até perguntar-lhe que especie de oposição fez.`É necessario uma mudança, vinda de qualquer lado que garanta a transparencia e a participação da população; e aqui perguntar-lhe-ia se esse partido é capaz de o assegurar? É que no caso do Programa Polis já meteram agua quanto baste. Esse partido tem tambem uma deputada municipal, engenheira das Aguas do Algarve, que nada diz sobre o que se passa nas Etar e o que sabe sobre a poluição na Ria. Esse partido tem um no PNRF um quadro tecnico superior e que eu saiba não houve qualquer participação num plano de ordenamento que lhe dizia respeito. Esse partido esteve contra os trabalhadores da Bela Olhão.
Não vejo qualquer incoerencia com o autor do post. A questão é que os objectivos devem ser realistas e não demagogicos; não têm qualquer vereador mas a eleição de um poderia ser importante e alcançavel; apresentar um conjunto de medidas se fosse presidente é utopico e se fossem um pouco mais humildes explicariam a necessidade e a importancia da eleição de um vereador. Pôr a fasquia tão alta, quando o mais certo é não alcançar 10% do objectivo fixado.
Por me parecer crente nos deuses fez-me lembrar o João Peres que tambem se dedica ao astral . Futurologia está o sr. fazendo quando diminui a capacidade de participação na cidadania por parte de elementos dos outros partidos; não seria mais correcto tratar do seu e deixar os outros em paz? Daquilo que vejo a oposição vai continuar na cidadania sem excluir os partidos porque pelo andar da carruagem Leal vai manter-se na Camara, não com a mesma margem mas vai lá continuar. Agora não desvalorize o trabalho dos blogs e do movimento e dinamica por eles criados porque nem o seu partido consegue apresentar nada de novo nas 20 medidas apresentadas.


De António Paula Brito a 11 de Setembro de 2009 às 22:58
Caro a. terra
Eu falo em "alhos" e você responde-me com mil e um "bugalhos" e francamente não há pachorra para lhe responder a cada bugalho.
Já percebi que você não vê pessoas nesta candidatura da CDU: vê apenas pequenos demóniozinhos que conspiram permanentemente contra os olhanenses.
Como é notório que já há muito tempo está convencido da maldade desta gente, acho que não vale a pena tentar convencê-lo que somos pessoas, quanto mais pessoas honestas. Rendo-me e deixo-o levar para casa o primeiro prémio da oposição!
Peço-lhe desculpa mas, apesar dos blogues serem muito importantes, não vou voltar a responder-lhe porque há mais vida para além disto!


De a.terra a 11 de Setembro de 2009 às 23:12
Dr. APB:
Não se trata de dizer que são demonios ou desonestos; são isso sim politicamente incompetentes. E sabe porquê? Os mais velhos por estudarem pouco os problemas concretos; os mais novos por terem uma visão diferente do dia-a-dia. As pessoas vão-se acomodando e dá nisto.


Comentar artigo

google-site-verification: google607e9867b28dd3d1.html


Raul Coelho

o meu canal de vídeo

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags





Fórum olhão ponto org

 

 

 

 

.pesquisar