para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2008

o último simulacro do ano de democracia em Olhão

Olhão, 26 de Dezembro de 2008

 

Tem lugar no próximo dia 29 a última reunião deste ano da Assembleia Municipal de Olhão. Da ordem de trabalhos há dois pontos de particular importância, a informação do presidente da Câmara sobre a actividade municipal e as opções do plano e orçamento para 2009.
A importância das reuniões da Assembleia Municipal de Olhão para os munícipes olhanenses é inversamente proporcional ao interesse que estes nutrem para com as ditas reuniões.
Não vão lá.
Taxativamente, os olhanenses estão-se olimpicamente marimbando para aturar o Filipe Ramires, o paspalho presidente, os chumaços rosa de enchimento, os verbos laranja de assentimento e as azuis reclamações para que fiquem a constar nas actas.
O vazio, de assistência a estas reuniões, que deveria ser motivo de preocupação para os edis, em verificar os munícipes alheados dos assuntos da autarquia, é encarado como um alívio por não estarem expostos ao conhecimento pelos contribuintes da rentável lazeirosa actividade e do profícuo embolsar de senhas de presença.  
A actividade camarária em 2008 é sabida, está à vista.
Do nada feito, fiquemos à espera do que anuncia ter desejado, ter feito.
A Biblioteca Municipal, há mais de um lustro acabada?
O fogo de artifício milionário, ainda no devir, num concelho de população desempregada, esfomeada e abandonada?
Para 2009, o que vai anunciar?
As eleições estão aí.
Que obras de encher o olho e a sua barriga de imaginação, mas sempre com bom proveito para alguns, vão ser anunciadas?
Do muito que pode fazer, esperemos que diga que se vai embora.
rc

ps: continuação, o melhor possível, de Boas Festas.

publicado por Raul Coelho às 15:43
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De avomundo a 27 de Dezembro de 2008 às 16:04
É pena que O MANO ZÉ, e não só, não se aperceba que a mãozinha começa a estar gasta, muito gasta, senão oiçamos os comentários do dia a dia , na nossa cidade e particularmente junto aos mercados, onde, por vezes, se passeiam individuos (vira-casacas),muito direito,apoiados no canudo,colado á barriga, tirado já numa maioridade muito maduro.Que aos mais velhos e quem se lhes perguntem onde vão votar, lhes sejam exibidas as mãozinhas, já sebentas e recusadas pelos seus próprios, de lhes serem lidas as sinas...


De Anónimo a 2 de Janeiro de 2009 às 17:50
Parece-me existirem vários equivocos no post do meu amigo RC, os quais não me proponho refutar, mas sim ajudar a perceber a postura dos eleitos azuis (creio que será a CDU...).Parece que estamos de acordo com a importancia dum Órgão como a Assembleia Municipal. Pena é que de facto nada seja feito para incentivar a participação dos Municipes, não só na AM, mas na vida do Concelho em geral. Nem o placard electrónico anuncia as reunião, ao contrário do que CDU já propos por diversas vezes. Assim como propos que se realizasse ao fim da tarde, ou aos sabados à tarde, ou rodasse pelas Freguesias. A tudo o Partido Socialista se tem oposto.Depois, só para esclarecer os eleitos pela CDU não guardam para si (voluntáriamente )o dinheiro das senhas de presença...A CDU não participa nas reuniões da AM Olhão, só para fazer declarações para a Acta ( que aliás, são as actas do PS e do PSD...).Parece-nos importante estar na Assembleia Municipal uma força politica que  - diga que o rei vai nu... - Diga que o Plano e o Orçamento para 2009, são descaradamente eleitoralistas e que vote contra... - Diga que a Informação do Presidente é uma repetição duma Sessão para a outra e que diga que é feio apresentar como iniciativas apenas da CMO, que até partenm de outras Entidades como A Universidade ou a CCDRA... - Que diga que o Mapa de Pessoal da Camara não prevêja a evolução dos Bombeiros na sua profissão, tão importante e por isso vote contra... - Que apresente uma exposição à IGAL que obrigou o Presidente da Camara a responder (torto e de má vontade), mas a responder a requerimentos que tinham anos... - Que diga que o Presidente se contradiz quando ao falar no Polis diz que as prioridades são as ilhas barreira e as dragagens e depois comecem por fazer o levantamento das casas para demolir, nos ilhotes que ficam dentro da Ria... - Que tenha alertado a Direcção de Recursos Hidricos da CCDR para os prejuizos de 27 e 28 de Setembro, que enviou lá os seus técnicos, pois a CMO nunca mais apareceu junto dos moradores...A questão é que o Povo de Olhão não sabe ou ignora tudo isto e aé entra a responsabilidade da CDU de divulgar não o que está nas Actas, mas as suas posições em relação aos problemas do Concelho e dos seus habitantes.Ê isso que procuramos fazer com esclarecimentos como este, com o nosso blog "Cdu em Olhão", com os comunicados que emitimos e com alguns contactos com moradores e trabalhadores que conseguimos realizar na barafunda da vida pessoal e profissional  dos activistas da CDU.E tentando não ficar por aqui...Um abraço doJosé Castanheira -   


De Raul Coelho a 3 de Janeiro de 2009 às 17:57
Amigo Castanheira, não consigo ver onde poderei estar equivocado com o que escrevi no post, até o esclarecimento sobre o destino que os eleitos da CDU dão às senhas de presença não era necessário porque, antes de lhes fazer referência já tinha classificado a actividade das diferentes bancadas na Assembleia Municipal: o PS, de chumaços de enchimento ou seja fazer número, o PSD para dizer sim, até aqui ainda não há trabalho, e, a CDU para apresentar reclamações, o que é trabalho.
E trabalhoso, porque a coligação Filipe Ramires, PS e PSD utilizam todas as artimanhas regimentais e as abusivamente legais da força da maioria para neutralizarem a CDU.
Só por isto já os eleitos da CDU não são dos lazeirosos.
Quanto, à actividade não se limitar a fazer declarações para a acta, passa-se o mesmo, a actividade com a distribuição dos comunicados, dos contactos, do publicado no blog não é na Assembleia, é fora dela. Da Assembleia só fica o registado nas actas, nunca uma só proposta da CDU terá sido aceite, com efectiva execução pelo executivo camarário com reais efeitos junto dos munícipes.
É que eu tenho mesmo dúvidas se na actual fase do campeonato, isto é, com eleições autárquicas previsivelmente para o Outono, a actual composição da A. M., do elenco camarário com uma actuação descontroladamente autoritária e autista onde de dia para dia deixa a entender práticas ilegais e criminosas, a melhor posição da CDU não seria a de abandonar a Assembleia Municipal por manifesta impossibilidade de poder contribuir para a gestão do negócio público olhanense.
A CDU, evitava assim que fosse confundida os comparsas da tal ociosa Assembleia, e ficaria numa posição mais descomprometida para reivindicar junto do eleitorado de lugar na Câmara, como faz mesmo falta estar.
Castanheira, fique com um fraterno abraço
rc


Comentar artigo

google-site-verification: google607e9867b28dd3d1.html


Raul Coelho

o meu canal de vídeo

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags





Fórum olhão ponto org

 

 

 

 

.pesquisar