para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008

Francisco Leal…

Olhão, 27 de Agosto de 2008

 Tropeça uma, duas, espalha-se de redondo e faz rir.
 
Publicou hoje o Barlavento (edição em papel) uma entrevista com o Eng. Francisco Leal, com destaque na 1ª página intitulada “Futuro da Zona Histórica de Olhão causa polémica” onde o entrevistado debita algumas preciosidades opinativas que merecem ser aqui interpretadas, com a paciência dos leitores do Bate Estacas.
F. Leal tropeça
quando diz que a publicação do anúncio da consulta pública não é obrigatória no site da autarquia, dá o 1º tropeção no nº1 do Artigo 74ª do DL 316/07, que diz:
[…]
1 — A elaboração dos planos municipais de ordenamento
do território compete à câmara municipal, sendo
determinada por deliberação, a publicar no Diário da
República e a divulgar através da comunicação social
e na respectiva página da Internet, que estabelece os
respectivos prazos de elaboração e do período de participação
a que se refere o n.º 2 do artigo 77.º
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
F.Leal tropeça 2ª vez na Lei
quando, reconhecendo implicitamente que não houve tempo para formulação de sugestões, até alarga o prazo até à próxima terça feira, dia 2 de Setembro, para que não hajam dúvidas e que tudo «decorra com  transparência» e para que possa surgir «o maior número de contributos possível». F. Leal não está com meias medidas, altera o prazo da deliberação camarária de 28 de Maio/08 de 20 para 45 dias úteis, o que era um prazo curtíssimo é transformado aceitável, se bem que só divulgado a três dias do término.
O, ainda, nosso presidente não hesita em alterar as regras porque desconhece o nº 2 do art.º 77 do DL já citado, que reza assim:
[…]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — Na deliberação que determina a elaboração do
plano é estabelecido um prazo, que não deve ser inferior
a 15 dias, para a formulação de sugestões e para a
apresentação de informações sobre quaisquer questões
que possam ser consideradas no âmbito do respectivo
procedimento de elaboração.
3
O que um F. Leal intelecto e politicamente honesto teria feito era por nova deliberação camarária, anular o processo em curso, voltar tudo á estaca zero e reiniciar um novo processo de elaboração do Plano de Pormenor da Zona Histórica da Cidade de Olhão, com regras de gente crescida.
Francisco Leal espalha-se de redondo
quando tranquilo se disponibiliza a responder «a quaisquer questões do IGAL» e dar «os respectivos esclarecimentos», sobre as duas reclamações feitas a este organismo, a ver vamos se nas instâncias da justiça mantém o mesmo optimismo.
Francisco Leal faz rir
para ele é «Cada vez estranho mais a coincidência de princípios entre o PCP e a associação APOS. Parecem ser uma e única entidade» , ainda não conseguiu perceber que o PCP não mete medo a ninguém, nem às criancinhas e a APOS é a única associação cultural que mexe no deserto cultural que o presidente criou em Olhão, sem o apoio e ostracizada pela Câmara, e se é também comunista, o seu correlegionário Paula Brito (presidente da APOS) certamente não o deixará sem resposta a este dislate.
Esta é mesmo uma herança salazarenta na sua formação política.
Francisco Leal
está visto, já não acerta com o que diz.
publicado por Raul Coelho às 17:18
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De António Paula Brito a 28 de Agosto de 2008 às 21:46
Obrigado por me dar esta oportunidade de aqui responder à insinuação de Francisco Leal sobre a alegada coincidência entre a APOS e o PCP. Para calar o Eng. Francisco Leal basta dizer que na Direcção da APOS estão dois elementos que já foram candidatos a cargos políticos importantes pelo CDS, um elemento (eu próprio) que foi militante do PS durante 25 anos (possivelmente mais anos que o Eng. Leal...) e dois elementos que, embora como independentes, já foram eleitos pelo PS diversas vezes para a Junta de Freguesia de Olhão. Do PCP, actualmente, não há um único elemento na Direcção! No entanto, digo-o com alguma pena porque temos de facto alguns elementos do PCP na APOS que se têm revelado óptimos sócios bem merecedores de ascenderem à Direcção! Seguramente, na APOS não serão os preconceitos partidário-tribais de Francisco Leal que irão impedir seja quem for de dar o seu melhor contributo à APOS e, sobretudo, a Olhão, porque é isto que queremos, que os olhanenses independentemente da sua cor partidária contribuam por Olhão!


De floripes a 28 de Agosto de 2008 às 22:39
O paco leal é perito em meter os pés pelas mãos e as mãos pelos pés.já assim foi quando disse que tinha mandado construir uma pretensa réplica do caíque para ir ao brasil,comemorar os 200 anos da gloriosa viagem.não foi ele nem deixou a APOS organizar a viagem.foi agora um grupo de excurcionistas dar uma passeata ao brasil mas de avião,o que se compreende pois os tempos são outros e isso de ir á vela até ao brasil é impensável para determinadas mentes,que só vem onde estarão uns terrenos para urbanizar e assim aumentar a sua conta bancária.
o paco leal é um ditador ,mas os tempos dos ditadores também tem um final ,e o final deste está próximo.


De Anónimo a 30 de Agosto de 2008 às 18:15
Mas então, el presidente" só vê comunistas por todo o lado. Só eles é que são oposição? Será que tem pesadelos por causa deles? Será por "estar rodeado" de alguns ex-comunistas? A cabeça d' el presidente" parece que ainda está no tempo da guerra fria...será que ele ainda pensa que os comu ..., os quemonis ..., até me custa dizer a palavra... (pareço el presidente"...) ainda comem criancinhas ao pequeno-almoço? Ou que comem presidentes (o diabo seja surdo...) ao lanche?
Não será isto tentar atirar areia para os olhos dos Olhanenses, para desviar as atenções do facto real de que ele não suscitou nem promoveu com seriedade (nem sem ela...), qualquer tipo de debate sobre o Plano de Recuperação da Zona Histórica de Olhão?
Essa é que é a verdadeira questão e não a coincidência de posições de uma ou mais entidades, desde que se preocupem realmente com o progresso da nossa terra, como parece ser o caso.


Comentar artigo

google-site-verification: google607e9867b28dd3d1.html


Raul Coelho

o meu canal de vídeo

para acompanhar os novos posts vá ao (novo) Bate Estacas na Blogger aqui

.os autores

.os últimos 10 artigos

. ...

. cidadania - activismo

. ...

. o que podemos esperar est...

. as variantes da 125 em Ol...

. Porta Sim Porta Não

. Ganhos destes e maiores e...

. distribuição da ajuda ali...

. mudei de casa

. água, o que fazemos dela

.a memória do blog

.por temas

. "200 anos"(10)

. "a semana"(3)

. "pinóquio"(27)

. (novo) bate estacas(7)

. ad hoc(30)

. ambiente(3)

. autárquicas2009(11)

. biblioteca(4)

. blog antigo(1)

. cidadania(9)

. história(4)

. museu(4)

. olhao(14)

. património(12)

. requalificação(12)

. ria formosa(3)

. transparência(17)

. urbanismo património(7)

. todas as tags





Fórum olhão ponto org

 

 

 

 

.pesquisar